Seguidores

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Gémeas
















Cá vão as "gémeas"...
Olá a todas as pessoas que me visitam!
Bem, como já devem ter percebido eu não sou nenhuma especialista nestas coisas da Net, pelo contrário acho que sou um “zero à esquerda”, mas faço o que posso! É certo que gostaria de ter um blog mais atraente mas ainda não entendo bem como modificá-lo. Não faz mal porque o mais importante é cá vir comunicar com as pessoas, pôr fotos, etc.
Desta vez fiz 2 bonequinhas de trapo iguais para as minhas afilhadas gémeas. São também gémeas verdadeiras, que dificilmente se diferenciam…! Elas adoraram! E, é claro que a minha caniche também, até ficou bem na foto …eu acho!

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Saleiro de madeira pintado à mão e Menino Jesus em pasta de modelar (meu artesanato)

E assim termino, por hoje, deixando estas duas sugestões de trabalho que adorei fazer!
Para a próxima trarei uma bonequinha de trapo que estou a fazer para as minhas afilhadas, as sobrinhas gémeas.
Um grande beijinhoooooo!
Até qualquer dia!!!

Saleiro de madeira pintado à mão


Saleiro T1
Finalizada a pintura e depois de bem seca, (atenção que ao pintar deve-se deixar secar uma cor antes de pintar outra!) é só envernizar com verniz de madeira e já está!
Saleiro T2
É claro que, como disse, não pintei os rebordos (espessura da madeira), nem os rectângulos onde desenhei as figuras e nem o seu interior que apenas fica ao natural da madeira, sem tintas nem vernizes!

Peixe dos desenhos animados pintado no saleiro


Pormenor 5
Na tampa desenhei uma figura dos desenhos animados de criança, (um peixe) em cores vivas, divertida e apaixonada. Pintei-o todo amarelo contornado a vermelho. As barbatanas em verde e azul com brilho a branco. É um belo peixe de olhos azuis que irá embelezar qualquer cozinha!

Búzio pintado num saleiro de madeira


Pormenor 4
Desenhei um búzio e pintei-o de tons rosa. Depois acrescentei pinceladas de azul, verde, amarelo e na abertura tons mais escuros acastanhados, cinzentos e no centro da cavidade do búzio, pra mostrar profundidade, pintei de preto. No fim dei mais um pouco de brilho com branco e já está!

concha pintada no saleiro


Pormenor 3Sobre a cor natural da madeira pintei uma concha toda em tom rosado com brilhos em branco. A seguir dei-lhe tons cinza na base e verdes no meio formando tipo riscas pra dar o ondulado característico das conchas. Mais pra cima e pra finalizar dei-lhe tons cinzento-azulado que lhe deu forma e contornos bem definidos

Estrela-do-mar pintada no saleiro


Pormenor 2
Estrela-do-mar multicolor em pequenas pinceladas de cinza, rosa, verde azul, vermelho, tudo sobre branco que lhe deu luz e contornos de brilho sobre o natural da madeira.

cavalo-marinho pintado no saleiro


Pormenor 1
Desenhei e pintei um cavalo-marinho todo azul, depois dei-lhe tons cinza na cabeça quase toda, olho preto. Depois dei-lhe pinceladas de tons azul-escuro por todo o corpo excepto barbatana dorsal que ficou azul-claro. Mais uns toques de luz em branco pelo corpo pra lhe dar mais brilho, e já está!

Saleiro de madeira


Como eu não tenho Internet em casa aproveito de vez em quando vir ao Espaço Internet da minha localidade e é por isso que tenho grandes ausências, mas vou tentar vir cá mais vezes.
SALEIRO:
Agora vou mostrar outro trabalho passo a passo, é um saleiro que fiz para oferecer à minha amiga Teresa. Ficou lindo!
Comprei um saleiro de madeira e resolvi pintá-lo com tintas acrílicas. Mas primeiro desenhei-lhe, em cada face (ele tem forma de um cubo) um rectângulo e dentro desse rectângulo desenhei figuras marinhas como cavalo-marinho, estrela-do-mar, concha, búzio e um peixe dos desenhos animados.
A seguir comecei por pintá-lo todo de verde-claro excepto dentro dos rectângulos. Depois quis fazer xadrez sobre o verde, então comecei por fazer traços grossos com pincel pequeno nº2, na vertical em cor laranja. Ao lado de cada traço grosso laranja pintei um traço mais fino em amarelo com pincel fininho nº1 (por fim acabei por usar um palito que ficava mais certinho o risco). Ainda na vertical pintei um traço fino em azul-escuro, mais ou menos a meia distância entre dois traços laranja.
Na horizontal pintei traços finos (sempre com ajuda dum palito) em laranja perpendiculares aos grossos laranja verticais. E em amarelo tracejado, de cada lado do traço fino laranja.
Atenção que não se pinta nada dentro dos rectângulos (por enquanto)! Estes rectângulos não são pra pintar! Só se pintarão as figuras dentro deles. Achei mais interessante deixar a cor natural da madeira nos rectângulos e também na base do saleiro e ainda nas bordas da tampa, até pra se ver que ele é de madeira.

Menino Jesus em pasta de modelar


Menino Jesus 2008Depois disto tudo pus-me a pensar: como dá-los às crianças para que não chegassem a casa com eles partidos? (Afinal são meninos e meninas de 7 anos apenas! Eu sabia que com o grupo do 8ºano não teria problemas, são jovens já com responsabilidade mas os pequenitos…) Pensei numa almofada pequenina com o menino em cima, era lindo mas queria algo mais significativo… qualquer coisa que lembrasse a gruta e a sua pobreza. Foi então que me lembrei que o ideal seria uma pedra. Para ter pedrinhas todas mais ou menos do mesmo tamanho e fininhas só mesmo pedrinhas do rio! Então fui com o meu marido ao rio (como ele gosta da pesca desportiva e passa os tempos livres à pesca saberia onde encontrar pedrinhas bonitas…) e trouxemos muitas bonitas, ovais, redondas e todas lindas até dão para outros trabalhos manuais! Ora já tinha as pedrinhas achatadas e muito lisas pra simbolizar a gruta e pobreza em que Jesus nasceu.

Menino Jesus em pasta de modelar


Construir MJ 6
Agora é só pô-lo sobre a cintura e pernas do Menino e com a ajuda do palito pressionei para aderir ao seu corpo. Agora é só pô-los a secar. Como é Inverno e bastante chuvoso tive que secá-los à lareira sobre uma pequena tábua. Ficaram lindos! Agora é só pintar. Pintei cabelos castanhos, olhos pretos e lábios vermelhos. O corpo cor de pele e o paninho branco. Lindos! Consegui!!! Graças a Deus! (Tenho que praticar fazendo mais para aperfeiçoar a técnica, mas gostei deles).

Menino Jesus em pasta de modelar


Construir MJ 5
Peguei nela nos dedos e fiz pregas de modo a parecer mesmo um pano.

Menino Jesus em pasta de modelar


Construir MJ 4
Peguei então mais um pouco de massa e com o dedo indicador pressionei-a até ficar achatada, depois peguei no palito e fiz tipo”rolo da massa” pressionando para cá e para lá sobre ela até ficar muito fina.

Menino Jesus em pasta de modelar


Construir MJ 3
Tomei mais um pouco de massa entre as palmas das mãos e fiz a cabeça do Menino Jesus, pressionei-a um pouco sobre os ombros e com a ponta do palito fiz aderir melhor pra ficar segura. Depois fiz mais rolinhos mt, mt fininhos pra pôr sobre a cabeça enroscados formando assim os cabelos. Com palito fiz olhos, nariz e boca pressionando um pouco.

Menino Jesus...


Construir MJ 2
Depois fiz 2 rolinhos do mesmo modo para os bracinhos, pressionei uma extremidade dum bracinho no ombro direito e com a ajuda do palito fixei-o bem. Dobrei-o ao meio, surgindo assim o cotovelo, de modo que a outra extremidade ficasse sobre o peito e com a ajuda do palito fiz os deditos. Do mesmo modo fixei o braço esquerdo no outro ombro, dobrei-o mas deixei o antebraço levantado para cima, fiz a mão com os dedos abertos sempre com a ajuda do palito pra moldar.

Menino Jesus em pasta de modelar


Construir MJ 1:
Comprei pasta de modelar (à venda nos hipermercados). Entre as palmas das mãos pus um pouco de massa de modelar e fiz um rolinho (rolando as mãos uma na outra). A seguir dei um corte com tesoura até meio do comprimento e assim fiz logo as duas pernas dando um jeitinho com os dedos pra ficarem redondinhas. Pressionei um pouco entre os dedos as extremidades e fiz os pezitos e os deditos com a ponta de um palito.

Saudades...





Olá, já há muito tempo que não vinha aqui e até já tinha saudades. Hoje tenho uns miminhos para mostrar a todas as minhas amigas e demais visitantes do meu blog. Então vou mostrar o arranjo floral que fiz no 1º de Novembro 2008 para a campa da minha saudosa mãe. Ela adorava flores, acho que veio dela esta minha paixão por flores e plantas.